quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Cobogó

Cobogó é a denominação dada a elementos vazados,  que completam paredes e muros para possibilitar maior ventilação e luminosidade no interior de um imóvel, seja residencial, comercial ou industrial; no início eram feitos apenas de cimento, mas atualmente já são encontrados em diversos outros materiais, como cerâmica, por exemplo.



História do Cobogó

"Um grupo de engenheiros - o português Amadeu Oliveira Coimbra, o alemão Ernesto August Boeckmann e o brasileiro Antônio de Góis - foram os criadores do “cobogó”, elemento que permitem a entrada de luz solar e ventilação natural utilizado nas aberturas de construções.
O cobogó surgiu na década de 1920, em Recife, e teve seu nome oriundo da junção da primeira sílaba dos sobrenomes de seus criadores. São uma herança da cultura árabe, baseado nos muxarabis – construídos em madeira, eram utilizados para fechar parcialmente os ambientes internos. 
Apesar de ser criado em Recife, o cobogó foi difundido por Lúcio Costa em referências sutis à arquitetura colonial, tornando-se um elemento compositivo presente na estética da arquitetura moderna brasileira. Apesar da permeabilidade visual, os cobogós, de certa forma, trazem privacidade ao usuário. Feitos de cimento e tijolo no início, passaram a ser produzidos também em cerâmica e outros distintos materiais.". Archdaily

Existem cobogós para todos os gostos, com diversos tamanhos, cores e formatos variados!




Esse elemento em unção com a arquitetura traz toda uma visão poética à casa, ainda mais quando formam em conjunto com a luz seus desenhos...

Mesmo sendo um elemento vazado, ele permite uma certa privacidade, sem que para isso tenha que perder sua elegância!

Os cobogós são ótimos para otimizar ambientes pequenos, pois criam divisórias nos espaços sem deixar uma visão "pesada" ou sem personalidade no local.
Quanto as peças, geralmente são vendidas por unidade, variando muito seu preço conforme o desenho, tamanho e material com que é feito.
Seu uso não se restringe, podendo ser aplicado em áreas externas e internas, em ambientes como sala, cozinha, banheiro, quarto, corredor, fachadas e até como um corrimão de sua escada!
(Imagens retiradas do Pinterest)
Saiba mais:

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Beleza + Sustentabilidade = ECOBRICK

Há algum tempo já, a sustentabilidade tem tomado grande importância e dimensão na arquitetura, conforme o avanço das grandes metrópoles, a preocupação com o meio ambiente aumentou e com o decorrer foram surgindo algumas propostas como telhados verdes e alguns revestimentos e materiais que não agridem tanto o meio ambiente, como pisos vinílicos que são sustentáveis e como o ECOBRICK da Santa Luzia, que é a pauta de hoje.

Foto: Olivia Caires

"Ecobrick é um tipo de revestimento que imita tijolo. Ele é feito a partir de flocos selecionados de poliuretano expandido rígido, poliéster e blenda de isocianatos." Revista Zap

Ou seja, esse produto é feito de isopor!


Na construção o isopor é muito utilizado como isolador térmico e acústico, e no ecobrick, ele não perde essa função!


Eles não mofam e são imunes a cupins e outras pragas, e podem ser utilizados em áreas internas e externas. 


Só não os aplique próximos à churrasqueiras, fogões, ou em locais ou aparelhos que esquentem muito.


"O Ecobrick oferece diversas opções de estilos, como os tons areia, areia envelhecido, tijolo, terracota e branco envelhecido, entre outros. O metro quadrado do material custa em torno de R$ 200." Revista Zap


Sua instalação é super simples, como podem conferir no vídeo abaixo do fabricante:


E o melhor de tudo que encontrei com essa pesquisa é que você mesmo pode se arriscar a fazer! Segundo um passo a passo que se encontra no site Dicas de Arquitetura:

"Na versão inteiramente feita em casa, embora o fator preço se torne disparado o mais vantajoso, é preciso usar tinta para cobrir o isopor, então a aparência não fica igual ao tijolo convencional, e sim ao pintado. Para cobri-lo, a tinta utilizada é do tipo spray, para facilitar a aplicação, e a aparência fica mais realista quando se utiliza uma tinta especial que imita o aspecto de pedras. Essa tinta tem uma textura granulada e com alguns pontos metalizados..." 


Saiba mais:


Veja também:

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O sofá que combina com seu estilo

Quando o assunto é comprar um sofá, enlouquecer não é pra menos... Com tantos formatos, estofados, tipos, cores e tamanhos, o momento da escolha fica dificílimo!
Para ajudar nesta hora tão temida por muitos, mostrarei à vocês alguns estilos, que ajudarão para criar um filtro "fechando o leque", onde você ganha tempo e facilita sua compra!  

Contemporâneo



"Baseia-se na simplicidade, num aspecto muito clean e moderno, uma vez que esta decoração tem em conta apenas as mais recentes tendências, ou seja, tudo aquilo que tem surgido a partir da segunda metade do século XX. O mobiliário é caracterizado por silhuetas marcadas e esguias, peças angulares e traços simples. Privilegia-se mobília larga e espaçosa, baixa (muitas vezes rente ao chão) e superfícies completamente lisas, até porque são estas as principais protagonistas deste estilo de decoração. Privilegia-se uma paleta de cores neutra, onde se destaca o preto, branco, cinza, azul-acinzentado, bege, creme e castanho. Embora utilizadas principalmente em variações monocromáticas, estes tons podem ser dinamizados com a aplicação de alguns apontamentos em cores mais fortes, como o amarelo, laranja, vermelho, beringela ou lilás. O estilo contemporâneo é marcado por algum despojamento, nomeadamente no que toca a peças decorativas – aqui valoriza-se a qualidade, em detrimento da quantidade". eu decoro



Clássico



"Marcada por linhas elegantes e ricas, a decoração clássica tem as suas origens na arquitetura grega e romana, onde a opulência e o requinte são os traços mais visíveis e mais apreciados. No estilo clássico, todo o mobiliário é antigo ou então assemelha-se a exemplares de outros tempos, tendo sido reproduzidos precisamente com esse objetivo. Além de serem imponentes em tamanho, estas peças destacam-se ainda pela riqueza dos seus ornamentos e vários detalhes trabalhados. paleta de cores é composta essencialmente por preto, bordeaux, azul-marinho e verde-esmeralda, que podem e devem ser combinadas com elementos dourados, prateados, cor de ferrugem e cor de rosa bebê. Para uma sofisticação mais clean, o estilo clássico funciona igualmente bem com branco, creme, cru, bege e diferentes tonalidades de castanho". eu decoro




Minimalista



"O estilo minimalista é isso mesmo – ambientes cuidadosamente decorados para conter apenas o essencial, aliando a estética à funcionalidade, sendo que a segunda é mais importante do que a primeira. A preservação do espaço e a difusão da luz natural é a chave para um ambiente minimalista bem conseguido – aliás, podemos ir mais longe e dizer que estes dois elementos são a base deste estilo decorativo. Linhas estreitas e simples dominam o ambiente minimalista, quer em termos de traços arquitetônicos, quer em termos de decoração. Se no que toca ao estilo minimalista menos é mais, esta máxima também se aplica à paleta de cores, que se restringe ao branco, preto, cinzento e alguns tons neutros (castanho, azul, verde…). Quanto mais claro melhor, porque permite jogos de luz que engrandecem o espaço. Se o próprio minimalismo é, em si, dramático, não necessita de adicionar cores muito vibrantes à decoração – estas contribuiriam apenas para um maior “ruído visual”. Toda a mobília pensada para um ambiente minimalista deve ser extremamente clean. Algumas dicas para potenciar o mobiliário enquanto elemento de design minimalista é a escolha de formas geométricas muito imponentes e até algumas assimetrias – a junção com outros elementos e a disposição correta produz o impacto – embora pareça contraditório – que só o minimalismo consegue. A sofisticação do estilo minimalista dispensa texturas e padrões desnecessários, preferindo antes manter todo o ambiente o mais “despido” possível. Nem as janelas são decoradas, mantendo-as preferencialmente sem cortinas para permitir a entrada de luz natural – quanto muito, opta-se por estores simples ou blackouts". eu decoro



Oriental



"A maioria das decorações orientais são inspiradas em cores da natureza, e muitas vezes, tentam imitar e reinterpretar tons naturais para harmonizar um espaço". JR
O estilo oriental abrange o japonês, o chinês e até o indiano, permitindo uma fusão com vários outros estilos. Sua característica mais marcante no quesito mobiliário é de que são baixos, ficando no chão ou rentes a ele. Para quem procura um espaço onde possa relaxar, fazer meditação e sentir-se em paz, a decoração neste estilo lhe permite isto.
Ele não utiliza apenas tons da natureza, mas também uma paleta de cores mais vibrantes, como vermelho, laranja, rosa, entre outros tons vibrantes.



Vintage



Uma peça Vintage é uma peça original e boa para uso. Em geral é mais cara que uma peça retrô e é encontrada em antiquários. Costumam ser dos anos 20 até os anos 60.
"Atualmente, as tendências de decoração estilo vintage criam novos ambientes, fundindo pormenores antigos com modernos, produzindo espaços originais e românticos.
A decoração estilo vintage não reside na ostentação ou na profusão de objetos antigos. Aliás, as características de uma decoração vintage passam muito pelos detalhes, dando grande personalidade, charme, e uma certa aura de romantismo a uma casa, sem que no entanto, se perca um tom moderno.
Os tons claros são os preferidos neste tipo de decoração, especialmente os pastéis. Além de serem uma base ótima, que ajuda a tornar menos pesado a existência de variados objetos, dão ainda uma leveza que, combinada com a presença de flores, criam um ambiente vintage fantástico". dicas decor


Retrô


Todas as peças novas que remetem à alguma época anterior é uma peça retrô.
Relembrando o passado, os móveis retrô têm ganhado uma atenção bem especial em nossos dias, pois estes têm sido cada vez mais buscados no mercado para compor uma decoração com muitas cores, onde as peças com um visual mais antigo misturadas com móveis modernos deixam cada ambiente com um design mais exclusivo.
"O mobiliário retrô é muito característico: baixo, linhas simples e sofisticadas, pernas pontiagudas e sempre à vista, sofás largos e longos, cadeiras e poltronas suaves e arredondadas, bancos cromados, superfícies lisas e brilhantes. Tonalidades sólidas e fortes, como o laranja, verde, vermelho, amarelo, azul, cor de rosa e lilás são uma referência da paleta de cores tipicamente retrô, mas não são, de todo, obrigatórias. A combinação de cores, como o preto, branco e vermelho é muito comum num ambiente retro. Para um efeito mais soft, as cores mais neutras – branco, bege, creme, cru, castanhos-claros – são uma aposta igualmente funkyO estilo retro tem nos seus padrões ousados um dos seus principais pontos de sedução e o difícil é mesmo escolher entre floridos, axadrezados, tie-dye, psicodélicos, abstratos e formas geométricas coloridas para cobrir almofadas, cortinas e até alguns estofos". eu decoro




Rústico



"O espírito rústico ou country está assente em mobiliário antigo e rural, onde o tempo passado é evidenciado por marcas profundas e gastas. Os sofás são imponentes, confortáveis e cobertos de almofadas e mantas de retalhos, sendo também comum a presença de cadeiras de balanço e em verga. A paleta de cores é habitualmente composta pelo branco-sujo, os tons terra ou tonalidades pastel muito claras". eu decoro




Agora com os estilos mais esclarecidos para os sofás, o momento de sua escolha nunca mais será um bicho de sete cabeças. No fim o que sempre importa é o quão nos sentimos bem e confortáveis neles!

(Todas as imagens foram retiradas do Google e Pinterest).
Referências:

Design de Interiores | Lola Home | Eu Decoro | Dicas de Decoração


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

"Faça do lápis uma extensão da sua mente"

- DESENHO LIVRE - PORTFÓLIO -

CHICO BUARQUE - Feito com: lapiseira e lápis 4B e 6B.

DAMA DE AZUL - Feito com giz pastel oleoso.

PARTIDO ALTO - Feito com giz pastel oleoso.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Sua cama e o Feng Shui

No Feng Shui, depois de você mesmo a área ambiental que mais o afeta em ordem decrescente de importância são:
Cama
Quarto
Casa

Embora todos os outros também tenham sua devida parcela, o dormitório é o mais significativo pois passamos 1/3 de nossas vidas dormindo e repousando nele.



Melhor posicionamento da cama p/ o Feng Shui
Esses espaços são importantes no tocante à saúde e relacionamentos, por isso devemos ter alguns cuidados com eles, como mantê-los limpos e organizados para que o ch'i possa fluir de forma equilibrada. O posicionamento da cama no quarto também deve ser ajustado de forma que você tenha uma visão ampla sem estar de frente com a porta de entrada.
Os mais harmoniosos são os seguintes posicionamentos na ordem em que se encontram:





Eles nos dão a visão que precisamos, o que torna nossas noites de sono mais agradáveis, pois em seu inconsciente, você absorve a mensagem de que pode ver quem entra e quem sai, tendo domínio sobre seu quarto. A porta também deve abrir para a parte mais ampla do cômodo - diferente da imagem que mostra a disposição da cama.


Por que não deixar a cama de frente com a porta?



"Independente se a cama está de frente ou de lado. Quando está alinhada com a porta, significa que você receberá muita energia que circula naturalmente pelos cômodos". terra
Essa energia que passa por nós, pode afetar nosso sono, fazendo com você acorde mais exausto e cansado, ou o prejudicando com a insônia.
Isto não só para a porta de entrada do quarto, mas para porta de banheiro também, no caso das suítes. O banheiro é o local que mais rouba energia da casa, por isso não esqueçam também que devemos deixar sempre: porta e ralos fechados e tampa do vaso abaixada, para evitar que a energia boa vá embora pelo encanamento... Da mesma forma, encostar sua cama na parede em que passa o encanamento do banheiro não é bom.

Cama em baixo da janela, pode?


"É muito comum as pessoas colocarem a cama, seja a cabeceira ou lateral encostado ou debaixo da janela. O Feng Shui diz que o problema está no fato de que, quando dormimos com uma janela aberta, podemos nos sentir desprotegidos ou vulneráveis.
A solução comum é fechar a janela ou fechar as cortinas ou persianas. Só com essas atitudes teremos a sensação de proteção.".terra


Camas embaixo de vigas expostas também são um grande problema, pois podem deixar quem dorme nela com dores de cabeça, no corpo e (mais uma vez) cansaço. Algumas soluções, seriam rebaixar o teto com placas de gesso, caso o pé direito permita; mudar a disposição da cama para que não fique em baixo das vigas; Aplicar algumas curas do Feng Shui.


Também devemos ter cuidados com espelhos que não devem nos refletir dormindo, já que ao acordarmos podemos nos assustar com nossa imagem e desta forma gerar uma energia negativa para o ambiente.


Cabeceira também é um item muito importante para sua cama, já que simboliza proteção e segurança.


As cores em seu quarto também fazem diferença no momento do descanso... opte por aquelas mais suaves como azul ou verde, ao invés das que possam acabar estimulando como cores mais quentes.


Como puderam perceber, o Feng Shui de nossa cama também está relacionado ao nosso inconsciente, e novos estudos mostram que ele é muito mais poderoso do que imaginávamos.
E no caso da energia, como você explica o momento em que você entra em um cômodo onde duas pessoas acabaram de brigar... você não sente um clima pesado, tenso?! Pois então, a energia está presente em tudo!
Agora observe a disposição de sua cama em seu quarto e uma ótima noite de sono!

Saiba mais:


Referências:


Dicas de Feng Shui Para uma Vida Melhor Autor: David Daniel Kennedy FENG SHUI - Harmonia dos Espaços Autora: Nancy SantoPietro | Feng Shui - quer dormir bem? Cuide da energia de sua cama 

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Massa para Acabamento - Decoratta

Esses dias assistindo um programa no GNT chamado Decora com o apresentador e designer Marcelo Rosenbaum, observei que ele utilizou uma massa que substitui a massa corrida dizendo que ela dispensa lixamento e tem um acabamento marmorizado, então achei muito interessante saber mais sobre ela e poder compartilhar com vocês!

A massa para acabamento - Decoratta, da Votorantin Cimentos, teve seu pré-lançamento durante a Feira Internacional da Construção de São Paulo (Feicon 2015) e faz o mesmo papel da massa corrida, porém dispensa o lixamento das paredes (evitando sujeira e antecipando o prazo final da obra), além de ter uma textura marmorizada.

Para quem curte um ambiente com uma cara industrial como um loft ou até mesmo um pouco contemporâneo, pode aplicar a massa da decoratta e saber que pintar não é uma necessidade, foi isso que fez Marcelo Rosenbaum no episódio do "Garaloft" como podem conferir nas fotos a baixo:

"Garaloft" de Marcelo Rosenbaum. Foto de Felipe Costa - Imagem retirada do site gnt.globo.com

"Garaloft" de Marcelo Rosenbaum. Foto de Felipe Costa - Imagem retirada do site gnt.globo.com

"Garaloft" de Marcelo Rosenbaum. Foto de Felipe Costa - Imagem retirada do site gnt.globo.com

"Garaloft" de Marcelo Rosenbaum. Foto de Felipe Costa - Imagem retirada do site gnt.globo.com

Ela possui uma aplicação fácil com alta aderência e resistência, indicada para o acabamento de paredes e tetos nas áreas internas, e por sua formulação ser bactericida e fungicida, deixa o acabamento livre de mofos e bolores.
O vídeo a baixo mostra um Passo-a-Passo da aplicação, complementando com informações técnicas:




Seu rendimento pode variar conforme a textura da base. Mas essa massa corrida especial pode trazer uma economia de até 40% na sua obra se comparada com a argamassa tradicional e o gesso!


"Aplicado em duas demãos, o intervalo entre elas varia de 30 a 40 minutos. Isso porque sua secagem é rápida: 'Na massa corrida, é preciso esperar até duas horas entre as demãos. Depois disso, você ainda espera mais quatro, cinco ou até seis horas, e só então começa o lixamento', compara Ricardo Winter, responsável de negócio cales da Votorantim Cimentos. (...) Ao fazer a queima da parede com uma desempenadeira metálica, o produto assume aspecto marmorizado e vitrificado, de grande apreciação estética - extremamente liso e brilhante. Neste caso, indica-se a finalização com um selador transparente à base d'água". Mapa da Obra

E não se esqueça que para sua aplicação devem ser utilizados os EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) adequados como luvas, botas impermeáveis e óculos.

Saiba mais:


Onde encontrar:

A Decoratta está disponível desde junho/2015 nos home centers da grande São Paulo e, depois, nas demais lojas da região Sudeste do país. E segundo consta nas especificações técnicas dos revestimentos e produtos que foram utilizados no Decora, o preço da massa corrida especial na loja é de R$ 46,00 (saco).