Objetivo da Obra: Esta obra faz parte do movimento artístico denominado Cubismo, sendo parte das vanguardas europeias, onde destacaram-se além deste, o dadaísmo, surrealismo, futurismo e expressionismo, emergente do século XX. Sua principal característica é a desvinculação com a natureza, permitindo que um objeto possa ser observado de diferentes pontos de vista, rompendo com a perspectiva convencional e com a linha de contorno. As formas geométricas invadem a composição.
Impressão Pessoal: O cubismo em sua forma mais pura, é de mais difícil compreensão. Por ser um tipo de arte considerada mental, desliga-se completamente da interpretação ou semelhança com a natureza, a obra tem valor em si mesma, como uma maneira de expressão das ideias.
O mais interessante é que este movimento teve seus principais focos de resistência na arquitetura do século XX e nas artes decorativas.
Um dos principais idealizadores do Cubismo é Pablo Picasso. O cubismo nunca atravessou o limite da abstração, as formas foram respeitadas sempre.
(Pesquisa elaborada para apresentação em curso, escolha livre dentro do tema "Vanguardas Europeias").
Nenhum comentário:
Postar um comentário