quinta-feira, 23 de julho de 2015

Edifício Copan

Local/Época/Autor: Projetado na década de 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer com a colaboração de Carlos Alberto Lemos, o edifício COPAN está localizado na cidade de São Paulo, Avenida Ipiranga nº 200, próximo ao metrô República.

Objetivo da Obra: O projeto original encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis compreendido em edifício residencial de 30 andares e outro comercial que abrigaria um hotel de 600 apartamentos. Os dois prédios deveriam ser ligados por uma marquise no térreo que teria garagens, cinema, teatro e comércio, porém apenas o edifício residencial foi construído. Curiosamente o empreendimento, que seria uma homenagem ao IV Centenário de São Paulo, visava explorar o setor turístico da cidade. Com a não construção da torre do hotel, esta ideia original ficou comprometida e o interesse mobiliário prevaleceu.


Impressão Pessoal: A forma sinuosa do COPAN quebrando ângulos retos do centro da capital Paulista, tem a marca de seu criador. O gosto pela linha curva é uma das principais características das obras de Oscar Niemeyer, que escreveu: "Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível... o que me atrai, é uma curva livre e sensual..." (Niemeyer, 1998).




(Pesquisa desenvolvida para apresentação em curso, escolha livre dentro do tema "Arquitetura Moderna no Brasil").

Cubismo - Mulher com Leque de Pablo Picasso

Local/Época/Autor: Paris, primavera de 1908. Pablo Picasso - Mulher com leque (óleo sobre tela).

Objetivo da Obra: Esta obra faz parte do movimento artístico denominado Cubismo, sendo parte das vanguardas europeias, onde destacaram-se além deste, o dadaísmo, surrealismo, futurismo e expressionismo, emergente do século XX. Sua principal característica é a desvinculação com a natureza, permitindo que um objeto possa ser observado de diferentes pontos de vista, rompendo com a perspectiva convencional e com a linha de contorno. As formas geométricas invadem a composição.


Impressão Pessoal: O cubismo em sua forma mais pura, é de mais difícil compreensão. Por ser um tipo de arte considerada mental, desliga-se completamente da interpretação ou semelhança com a natureza, a obra tem valor em si mesma, como uma maneira de expressão das ideias.

O mais interessante é que este movimento teve seus principais focos de resistência na arquitetura do século XX e nas artes decorativas.

Um dos principais idealizadores do Cubismo é Pablo Picasso. O cubismo nunca atravessou o limite da abstração, as formas foram respeitadas sempre.




(Pesquisa elaborada para apresentação em curso, escolha livre dentro do tema "Vanguardas Europeias").

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Taj Mahal

Local/Época: O Taj Mahal foi construído entre 1631 e 1654, na cidade de Agra - India, às margens do rio Yamuna.

Autores: O Taj Mahal não foi concebido por uma única pessoa, mas exigiu talento de várias origens. 

A equipe do artista incluiu escultores de Bukhara, calígrafos da Síria e Pérsia, mestres em incorporação do Sul da India, pedreiros de Baluchistão, um especialista em construção de torres, outro que gravou flores sobre o mármore, para um total de 37 artesãos Major. Esta equipe diretriz foi acompanhada por uma força de trabalho de mais de 20.000 trabalhadores recrutados em todo o Norte da India.

Objetivo da Obra: O Taj Mahal foi construído como prova de amor pelo imperador muçulmano Shah Jahan para imortalizar sua esposa favorita Mumtaz Mahal que faleceu durante o nascimento de seu 14º filho por complicações no parto.


Impressão Pessoal: O Taj Mahal é uma das obras mais bonitas já construídas, tanto pela beleza visual quanto pela sua história, não sendo por mero acaso que faz parte das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.




(Pesquisa elaborada para apresentação em curso, a escolha foi livre dentro do tema estabelecido "Arquitetura até o Século XVIII").

sábado, 11 de julho de 2015

A criatividade é a mãe de todas as coisas

Bem sabemos que há pessoas que detestam desenhar, por dizer não saber ou simplesmente por não se agradar ao que estão vendo, mas a verdade é que o desenho é uma forma magnífica de estimular nossa criatividade, dentre eles há numerosos estilos... Como os desenhos surrealistas de Salvador Dalí, os com formas geométricas de Mondrian, abstratos como de Kandinsky e há aqueles com traços bem particulares como Joan Miró, e muitos outros.
O ato de desenhar ajuda a desenvolver a percepção, emoção, inteligência e criatividade pois essas áreas estão relacionadas ao lado direito do cérebro, já o lado esquerdo é responsável pela lógica, racionalidade, números e matemática. A ilustração a baixo mostra bem essa "divisão":


Cresci vendo meu pai desenhar e pintar telas, hoje sou apaixonada pela arte e amo que ela seja em parte relacionada à profissão que eu escolhi de Designer de Interiores. Com isso trago para vocês alguns dos desenhos feitos por mim, para que me conheçam um pouco mais, já que os traços podem dizer muito sobre uma pessoa.











Segue um link com um teste para saber qual lado do seu cérebro é mais dominante: http://braintest.sommer-sommer.com/pt/ o teste é bem bacana e ao final clicando na opção "Porquê", ele nos diz sobre cada uma das perguntas do teste detalhadamente.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Técnico em Design de Interiores

Finalizado o curso em abril/2015. Mais uma vez realizada! Gratidão a todos os professores e todas as pessoas que cruzaram meu caminho… por onde passamos levamos um aprendizado. 
Agora falando sobre o curso, na reta final participamos de um projeto que deveria ser feito em dupla, ministrado pelo Profº Artur Vilas Boas junto à Fábrica de Móveis Planejados Italo Mobili, foi um concurso em que concorremos a vitrine da loja; deveriam ser feitos quatro ambientes, podendo ser de livre escolha para nós alunos. Os ambientes a serem escolhidos eram: Closet, Quarto Jovem, Sofá e Espaço Goumert.
Eu e minha dupla, Lalleska Cristiny (à quem devo todos os créditos, pela grande parceria e amizade que fizemos) escolhemos o ambiente Gourmet. Seriam quatro duplas ganhadoras do concurso. 
Nosso projeto foi todo pensado para a vitrine, o formato da ilha é um grande ponto de inovação que trouxemos, além do pequeno desnível na bancada que deixa o design mais vistoso. Respeitando a ergonomia, e com a presença dos manequins, humanizando o espaço para que transmita sentimento às pessoas que passam pela Avenida dos Estados visualizando o local, como podem ver a baixo na Modelagem feita por Sketchup:

Vista Frontal:


Planta:



Perspectiva:


Depois de duas semanas de suspense, com o projeto já finalizado (sabendo apenas que haviamos ficado entre o 1º e 2º lugar) e entregue através do Professor Artur à Fábrica, eles decidiram as duplas vencedoras. Eis que enfim saiu o tão esperado resultado do concurso, e através de um e-mail fomos contatadas…


Não estávamos entre as duplas vencedoras, uma decepção, porém um pouco mais a baixo surge uma nova categoria… “Menção Honrosa”, onde citaram sim nossos nomes, nos prestigiando por proatividade e criatividade no design de nossa vitrine, uma grande conquista e vitória para quem acaba de se formar.