No Feng Shui, depois de você mesmo a área ambiental que mais o afeta em ordem decrescente de importância são:
Cama
Quarto
Casa
Embora todos os outros também tenham sua devida parcela, o dormitório é o mais significativo pois passamos 1/3 de nossas vidas dormindo e repousando nele.
Melhor posicionamento da cama p/ o Feng Shui
Esses espaços são importantes no tocante à saúde e relacionamentos, por isso devemos ter alguns cuidados com eles, como mantê-los limpos e organizados para que o ch'i possa fluir de forma equilibrada. O posicionamento da cama no quarto também deve ser ajustado de forma que você tenha uma visão ampla sem estar de frente com a porta de entrada.
Os mais harmoniosos são os seguintes posicionamentos na ordem em que se encontram:
Eles nos dão a visão que precisamos, o que torna nossas noites de sono mais agradáveis, pois em seu inconsciente, você absorve a mensagem de que pode ver quem entra e quem sai, tendo domínio sobre seu quarto. A porta também deve abrir para a parte mais ampla do cômodo - diferente da imagem que mostra a disposição da cama.
Por que não deixar a cama de frente com a porta?
"Independente se a cama está de frente ou de lado. Quando está alinhada com a porta, significa que você receberá muita energia que circula naturalmente pelos cômodos". terra
Essa energia que passa por nós, pode afetar nosso sono, fazendo com você acorde mais exausto e cansado, ou o prejudicando com a insônia.
Isto não só para a porta de entrada do quarto, mas para porta de banheiro também, no caso das suítes. O banheiro é o local que mais rouba energia da casa, por isso não esqueçam também que devemos deixar sempre: porta e ralos fechados e tampa do vaso abaixada, para evitar que a energia boa vá embora pelo encanamento... Da mesma forma, encostar sua cama na parede em que passa o encanamento do banheiro não é bom.
Cama em baixo da janela, pode?
"É muito comum as pessoas colocarem a cama, seja a cabeceira ou lateral encostado ou debaixo da janela. O Feng Shui diz que o problema está no fato de que, quando dormimos com uma janela aberta, podemos nos sentir desprotegidos ou vulneráveis.
A solução comum é fechar a janela ou fechar as cortinas ou persianas. Só com essas atitudes teremos a sensação de proteção.".terra
Camas embaixo de vigas expostas também são um grande problema, pois podem deixar quem dorme nela com dores de cabeça, no corpo e (mais uma vez) cansaço. Algumas soluções, seriam rebaixar o teto com placas de gesso, caso o pé direito permita; mudar a disposição da cama para que não fique em baixo das vigas; Aplicar algumas curas do Feng Shui.
Também devemos ter cuidados com espelhos que não devem nos refletir dormindo, já que ao acordarmos podemos nos assustar com nossa imagem e desta forma gerar uma energia negativa para o ambiente.
Cabeceira também é um item muito importante para sua cama, já que simboliza proteção e segurança.
As cores em seu quarto também fazem diferença no momento do descanso... opte por aquelas mais suaves como azul ou verde, ao invés das que possam acabar estimulando como cores mais quentes.
Como puderam perceber, o Feng Shui de nossa cama também está relacionado ao nosso inconsciente, e novos estudos mostram que ele é muito mais poderoso do que imaginávamos.
E no caso da energia, como você explica o momento em que você entra em um cômodo onde duas pessoas acabaram de brigar... você não sente um clima pesado, tenso?! Pois então, a energia está presente em tudo!
Agora observe a disposição de sua cama em seu quarto e uma ótima noite de sono!
Esses dias assistindo um programa no GNT chamado Decora com o apresentador e designer Marcelo Rosenbaum, observei que ele utilizou uma massa que substitui a massa corrida dizendo que ela dispensa lixamento e tem um acabamento marmorizado, então achei muito interessante saber mais sobre ela e poder compartilhar com vocês!
A massa para acabamento - Decoratta, da Votorantin Cimentos, teve seu pré-lançamento durante a Feira Internacional da Construção de São Paulo (Feicon 2015) e faz o mesmo papel da massa corrida, porém dispensa o lixamento das paredes (evitando sujeira e antecipando o prazo final da obra), além de ter uma textura marmorizada.
Para quem curte um ambiente com uma cara industrial como um loft ou até mesmo um pouco contemporâneo, pode aplicar a massa da decoratta e saber que pintar não é uma necessidade, foi isso que fez Marcelo Rosenbaum no episódio do "Garaloft" como podem conferir nas fotos a baixo:
"Garaloft" de Marcelo Rosenbaum. Foto de Felipe Costa - Imagem retirada do site gnt.globo.com
"Garaloft" de Marcelo Rosenbaum. Foto de Felipe Costa - Imagem retirada do site gnt.globo.com
"Garaloft" de Marcelo Rosenbaum. Foto de Felipe Costa - Imagem retirada do site gnt.globo.com
"Garaloft" de Marcelo Rosenbaum. Foto de Felipe Costa - Imagem retirada do site gnt.globo.com
Ela possui uma aplicação fácil com alta aderência e resistência, indicada para o acabamento de paredes e tetos nas áreas internas, e por sua formulação ser bactericida e fungicida, deixa o acabamento livre de mofos e bolores.
O vídeo a baixo mostra um Passo-a-Passo da aplicação, complementando com informações técnicas:
Seu rendimento pode variar conforme a textura da base. Mas essa massa corrida especial pode trazer uma economia de até 40% na sua obra se comparada com a argamassa tradicional e o gesso!
"Aplicado em duas demãos, o intervalo entre elas varia de 30 a 40 minutos. Isso porque sua secagem é rápida: 'Na massa corrida, é preciso esperar até duas horas entre as demãos. Depois disso, você ainda espera mais quatro, cinco ou até seis horas, e só então começa o lixamento', compara Ricardo Winter, responsável de negócio cales da Votorantim Cimentos. (...) Ao fazer a queima da parede com uma desempenadeira metálica, o produto assume aspecto marmorizado e vitrificado, de grande apreciação estética - extremamente liso e brilhante. Neste caso, indica-se a finalização com um selador transparente à base d'água". Mapa da Obra
E não se esqueça que para sua aplicação devem ser utilizados os EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) adequados como luvas, botas impermeáveis e óculos.
Com a "febre" dos blogs com uma linha 'DIY' que diz "do it yourself", aquele famoso 'Faça você mesmo', muita gente tomou gosto por criar uma reutilização de objetos que não teriam serventia e até iriam para o lixo no mais tardar; com um conceito de ecologicamente correto, trouxe às pessoas uma conscientização maior perante a sustentabilidade, surgindo assim uma nova modalidade: UPCYCLING.
O que é Upcycling? "Upcycling é o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Utiliza materiais no fim de sua vida útil na mesma forma que ele está no lixo para dar uma nova utilidade. Ao contrário da reciclagem, que usa energia para destruir a forma e então transformar em algo novo.".Wikipedia Ou seja, ele preserva a forma do objeto que estará recebendo uma nova função/utilidade, ao invés de destruí-lo para depois transformar como no processo da reciclagem.
Os pallets ou palete - como preferir - são utilizados para apoio de cargas e sua função em geral é viabilizar a otimização do transporte através do uso de empilhadeiras e prateleiras, obtendo algumas vantagens como por exemplo a rapidez na estocagem e movimentação das cargas, porém ao longo do tempo, tornam-se menos resistentes, sendo menos úteis para as empresas que acabam descartando-os ou vendendo-os a preços baixos. Posteriormente, eles foram sendo utilizados na decoração, por baixar o custo e para evitar o desmatamento. Existem pallets feitos com outros materiais como o plástico, e segundo diz o site Plamel: "O pallet plástico é ecologicamente correto por ser 100% reciclado e também possui uma vida útil maior que os de madeira. Enquanto cinco pallets de madeira precisam de aproximadamente uma árvore para ser feito, os pallets plásticos retiram 135kg de resíduos plásticos do meio ambiente. Pallets de madeira ainda são de grande impacto para a natureza, pois a matéria prima vem de desmatamento, o que necessita de um replantio logo após a derrubada da árvore. Além do descarte muitas vezes ser feito em locais inapropriados como em terrenos baldios, rios e rodovias.".
Mas quando paramos para pensar no seu descarte, infelizmente ainda há pessoas que jogam em lugares inadequados e quanto ao tempo de decomposição dos resíduos, o plástico demora mais de 100 anos para se decompor, a madeira aproximadamente 06 meses em média, já a madeira pintada são 14 anos. Mas devemos ter cuidado ao adquirir um pallet usado por empresas, já que eles são quimicamente tratados, o que pode oferecer riscos à sua saúde, em contraponto outros são tratados termicamente, representando pouca ameaça ao seu bem-estar. "Instruções
1
Coloque as luvas. No caso do palete ser tratado, você não irá querer tocá-lo com as mãos.
2
Encontre o carimbo no palete, que é geralmente pintado em tinta preta, muitas vezes com formato quadrado ou oval.
3
Examine o código estampado no palete. Se ele conter as letras HT, então foi tratado termicamente e deve ser seguro para usar como quiser. No entanto, se o código incluir as letras MB, isso significa que ele foi fumigado com brometo de metila, não devendo ser utilizado em um lugar em que a pele poderá entrar em contato ou próximo de alimentos.
Dicas & Advertências
Se for construir móveis com os paletes, certifique-se de lixá-los extensivamente, pois terão muitas farpas. Além disso, procure por pregos salientes, parafusos ou grampos que precisarão ser removidos ou substituídos.
Alguns paletes mais velhos, de antes de 2001, eram tratados com o veneno arsênio. Devido a isso, sempre opte por paletes mais recentes para evitar esse perigo.".eHow
Agora que entendemos um pouco mais sobre os cuidados que devemos ter com os pallets e ao adquiri-los, vamos a parte bonita da coisa!
Eles são muito utilizados para fazer mobiliário, como mesas, cadeiras, prateleiras, camas, dentre muitas outras possibilidades que nossa mente nos permite criar.
Apoio para Sofá
Cabeceira de Cama
Painel Vertical para TV
Apoio para Elementos de Decoração
Cama
Mesa de Centro
Quando utilizados para sofás ou camas o legal é brincar com colchas, lençóis, capas, fronhas e almofadas coloridas e/ou estampadas para trazer mais personalidade ao cômodo, e é de suma importância caso seja um colchão, que ele seja coberto por inteiro, ficando mais bonito esteticamente, já se for um futon, ele possui uma vasta opção, oferecendo várias cores e estampas que podem se adaptar a seu estilo.
Gostou mas ainda não sabe onde aplicá-lo de início? Você pode colocá-lo na cozinha, como um apoio, na garagem para pendurar suas ferramentas e as bicicletas dos seus filhos/sobrinhos/afilhados e até perto da piscina, quem sabe!?
Quando utilizados em áreas externas, devemos tratar a madeira para protegê-la da umidade e das intempéries, e assim como nos interiores das casas, existem várias possibilidades de layout em conjunto com outros elementos.
Podendo aplicá-los como painel para as plantas... para a elaboração de um espaço zen e até mesmo como um balanço super charmoso!
Como eu sempre digo para vocês, o que não faltam são opções para deixar sua "home sweet home" com personalidade e seu toque especial. Nossas casas são os locais em que renovamos nossas energias com o descanso e devemos tratá-la com respeito, afinal elas são o espelho de nós mesmos.
As suculentas têm sido muito apreciadas por quem quer um pouco de verde em casa e não possui tempo por decorrência da correria do dia a dia. Por essas plantas possuírem um fácil cultivo, elas são as queridinhas de muita gente por aí.
Imagem retirada da página "Reciclagem, Jardinagem e Decoração".
Por serem de regiões com clima árido, têm a necessidade de acumular água nas raízes, caules, folhas, e por isso tem um visual mais "gordinho", porque absorvem a água e armazenam nutrientes fazendo jus ao seu nome 'suculenta', além de protegê-las do clima quente e seco.
O aspecto encerado das folhas ou uma camada bem densa de espinhos servem para fazer sombra no corpo da planta, mantendo a água por mais tempo, por isso não encharque a planta ou ela irá acabar apodrecendo. Geralmente vejo muitos terrários e cachepôs com essas plantinhas, mas é preciso alguns cuidados com elas; os terrários de suculentas devem ser abertos, podem ser em recipientes de vidro, cerâmica, ou o que preferir.
"Geralmente basta um substrato bem drenado, no mínimo 4 horas diárias de sol e um bom regime de regas. Para tê-las em casa por um bom tempo, basta seguir estas dicas: Sua suculenta pode ser plantada tanto no vaso plástico como no de cerâmica, mas tenha sempre em mente que o plástico vai exigir um número menor de regas, pois ele não absorve a água como o de cerâmica, e consequentemente, permanece mais tempo molhado. (...) As regas devem ser cuidadosas, uma vez por semana no verão, de maneira abundante, e uma vez a cada quinze dias no inverno. Não use pulverizadores para não formar um ambiente úmido em torno das plantas. Essa é só uma sugestão - você descobre a medida - se perceber que suas plantas estão murchando, aumente gradativamente a quantidade de água, caso as folhas da base começarem a apodrecer, diminua". Jardineiro.net
A maneira de fazer seu terrário, plantá-las em um cachepô ou vaso é basicamente a mesma, como podem ver nas fotos ao lado com este pequeno passo a passo. Nunca esqueça de deixar os vasinhos ao sol - a maior parte dessas plantinhas gosta dele - já que quando não tomam a quantidade de luz necessária, ficam com uma aparência descaracterizada, perdem sua cor ficando mais pálidas e apodrecem em sua base. Sempre observe suas plantinhas e veja como é seu desenvolvimento, pesquisando as necessidades delas, mantendo-as bonitas e sadias, oferecendo toda sua beleza. Há muitas formas e maneiras de aplicar elas à decoração de sua casa, e tenho certeza que com esse "post inspiração", o que não irá faltar são novas ideias para compor seu ambiente, dando o toque final com as plantinhas!
Formas, tipos e cores de vasos, cachepôs e outros recipientes que podem ser utilizados para plantar é o que não falta, é só encontrar um que combine com sua personalidade. Podem ser colocadas em estantes, formando uma composição bacana com vasos do mesmo estilo,
ou até um diferente do outro, dando uma nova função à coisas antigas, como o bule da sua tia-avó que ninguém usa mais,
Reaproveitando latas que iam para o lixo, e até aquela sacola que sua mãe sempre acha que vai usar algum dia mas sempre esquece de levar ao mercado quando faz compras...
Para quem não tem muito espaço por morar em apartamentos ou ter um quintal mais 'apertado', existe a possibilidade de pendurá-las de uma forma bonita e diferente das convencionais, fazendo o macramê, uma técnica de tecelagem manualcom nós super simples, e que fica lindo!
Acredito que agora deu pra saber que mesmo que não tenha tempo para cuidar de plantas sempre tem alguma que se adéqua a sua rotina... além de que cuidar delas pode se tornar uma terapia alternativa; "Especialistas afirmam que o encanto proporcionado pela contemplação de um belo jardim leva à mente a um estado meditativo. Assim, é possível diminuir os sentimentos negativos, alcançar momentos de tranquilidade e deixar que os pensamentos otimistas prevaleçam no dia a dia".Giuliana Flores
(Algumas imagens foram retiradas do Google e Pinterest).