quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Beleza + Sustentabilidade = ECOBRICK

Há algum tempo já, a sustentabilidade tem tomado grande importância e dimensão na arquitetura, conforme o avanço das grandes metrópoles, a preocupação com o meio ambiente aumentou e com o decorrer foram surgindo algumas propostas como telhados verdes e alguns revestimentos e materiais que não agridem tanto o meio ambiente, como pisos vinílicos que são sustentáveis e como o ECOBRICK da Santa Luzia, que é a pauta de hoje.

Foto: Olivia Caires

"Ecobrick é um tipo de revestimento que imita tijolo. Ele é feito a partir de flocos selecionados de poliuretano expandido rígido, poliéster e blenda de isocianatos." Revista Zap

Ou seja, esse produto é feito de isopor!


Na construção o isopor é muito utilizado como isolador térmico e acústico, e no ecobrick, ele não perde essa função!


Eles não mofam e são imunes a cupins e outras pragas, e podem ser utilizados em áreas internas e externas. 


Só não os aplique próximos à churrasqueiras, fogões, ou em locais ou aparelhos que esquentem muito.


"O Ecobrick oferece diversas opções de estilos, como os tons areia, areia envelhecido, tijolo, terracota e branco envelhecido, entre outros. O metro quadrado do material custa em torno de R$ 200." Revista Zap


Sua instalação é super simples, como podem conferir no vídeo abaixo do fabricante:


E o melhor de tudo que encontrei com essa pesquisa é que você mesmo pode se arriscar a fazer! Segundo um passo a passo que se encontra no site Dicas de Arquitetura:

"Na versão inteiramente feita em casa, embora o fator preço se torne disparado o mais vantajoso, é preciso usar tinta para cobrir o isopor, então a aparência não fica igual ao tijolo convencional, e sim ao pintado. Para cobri-lo, a tinta utilizada é do tipo spray, para facilitar a aplicação, e a aparência fica mais realista quando se utiliza uma tinta especial que imita o aspecto de pedras. Essa tinta tem uma textura granulada e com alguns pontos metalizados..." 


Saiba mais:


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário