segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Lambri & Boiserie

Essas são duas sugestões as quais muitas pessoas têm dúvidas sobre qual usar e algumas não fazem ideia do que seja. Com este post, espero esclarecer essas eventuais dúvidas, e ajudar para que você que não conhece passe a admirar este tipo de forração clássica, que geralmente combina com qualquer estilo!

Primeiro, vamos entender:

Lambri é um revestimento de parede com fins decorativos ou como proteção contra o frio, umidade e barulho; em geral são feitos de madeira, mas hoje encontramos vários outros materiais como PVC, MDF, mármore, estuque, gesso e etc, numa peça só ou composto por painéis, sendo eles em posição horizontal-vertical, variando ou não.

Boiserie é uma palavra francesa, sendo sua tradução painéis de madeira. Os Boiserie eram muito populares na França em meados do século XVII e XVIII, em decorações internas como forma de emoldurar as paredes; ele também pode ser feito de vários materiais/revestimentos, mas são com mais frequência feitos em madeira.

Ambos podem ir até certa altura ou compor o pé direito inteiro do ambiente.



Os lambris podem ser usados em qualquer ambiente, como cozinha, banheiro, sala, quarto e etc. Pontuando que fica lindo em quartos de bebê.








E em sua composição, se não estiverem do chão ao teto, podem ser utilizados junto à papéis de parede ou tinta, com a cor que preferir, ou ainda como mais uma sugestão, pode deixar as paredes brancas e optar por uma cor no lambri, que também fica lindo!




Quanto aos Boiserie, eles remetem à um estilo clássico, porém um pouco mais pesado, principalmente se estiverem compondo todo o pé direito do ambiente;



Mas com a utilização de cor também pode trazer mais sofisticação e personalidade ao local, trazendo um pouco mais de leveza ao olhar.








Particularmente, prefiro ele quando não está revestindo todo o pé direito, deixando uma visão mais suave fazendo a utilização com cores claras, mas tudo depende do gosto e características de cada um de nós. E para finalizar trago mais duas imagens que acredito ser uma mistura desses dois tipos de forração, com dois estilos diferentes:




Eles foram feitos pelas arquitetas Leila Bittencourt e Carolina Wambier, que apresentam o programa "Olho Mágico - Reforma de Vizinhos" com outras duas profissionais, no GNT. 
Esses lambris ou boiserie como preferirem, são feitos com réguas de madeira que é uma opção super barata. Achei uma mistura muito agradável, e com certeza faria em minha casa, e espero que com esta publicação, vocês possam se amigar à eles e abusar da criatividade no momento de decorar!

(Todas as imagens foram retiradas do Google).

Nenhum comentário:

Postar um comentário