quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Ideias: Azulejo Português e Ladrilho Hidráulico

Há quem os ame... e há também quem 'torça o nariz' no momento em que falamos deles.
Hoje com esta postagem, tenho o intuito de convencê-los de que eles podem ficar lindos dentro dos ambientes e fora deles também, e mesmo que não caiba no orçamento, apresento-lhes soluções my dears!

A palavra AZULEJO tem origem portuguesa, que designa uma placa de cerâmica quadrada com uma das faces decoradas e vidradas. 


Macacaria, "O casamento da galinha",
Palácio dos Marqueses de Fronteira - Lisboa
Antigamente ele era utilizado como revestimento que trazia alguma arte decorativa, utilizado para contar uma história; seja do cotidiano, batalhas, personagens e cenas satíricas como as macacarias que eram regadas de irreverência e ironia. 


Albarrada, séc XVII, Évora

Recorrente do séc. XVII surgiram outros motivos decorativos como o albarrada, ou simplesmente cestos de flores que utilizavam em seus desenhos: animais, pessoas e elementos vegetais. E ao longo dos anos, ele foi passando por seu ciclo de evolução até chegarmos ao que eles são hoje!



Os azulejos portugueses podem ser em toda uma parede ou não, sendo pontuais, fazendo apenas uma faixa etc., revestindo áreas internas e externas.





Este revestimento deixa seu ambiente regado de personalidade e ao mesmo tempo traz um ar mais imponente.
Caso não queira ousar tanto, eles podem ser utilizados não só nas paredes, mas em escadas por exemplo.


Espelho da escada revestido com Azulejo

Exemplo de composição

Mesmo o Brasil sendo um dos grandes produtores de Revestimento Cerâmico, não é um tarefa extremamente fácil encontrar esses revestimentos em lojas por aí, e caso encontremos, eles não serão muito baratos; uma opção à isso seriam os 'cemitérios de azulejos', vocês podem encontrar nestes locais diversos tipos diferentes uns dos outros e criar uma composição super bacana com eles trazendo mais estilo à sua casa, mas uma solução à falta deles e que é bem mais em conta dependendo da quantidade que você deseja, são os adesivos autocolantes de azulejo!


Segundo o site do fabricante, ele é um adesivo (cola) TAC permanente de ação retardadora, possibilitando o ajuste na hora da instalação. Sua durabilidade pode ultrapassar até sete anos, desde que tenha os cuidados específicos.
O melhor do adesivo é que sua colocação é rápida, fácil e não faz sujeira!


Adesivo Azulejo

Mas aí você me diz: "Não está tudo muito azul? Cadê as cores?!"
E eis minha resposta para ela!
Além dos azulejos, existem os ladrilhos hidráulicos! Eu sinceramente sou apaixonada por eles, seu visual colorido e desenhado traz toda a alegria do ambiente, quebrando sua sobriedade ao mesmo tempo que permite uma mescla de estilos em conjunto com a decoração da casa, por mais que essa peça remeta de certa forma a um estilo mais rústico (já que são feitos artesanalmente) eles se adéquam à outros também. 
Não é uma peça muito barata, mas em compensação são placas de concreto de alta resistência ao desgaste para acabamentos de pisos e paredes, podendo ser também aplicados em ambientes internos e externos.





Eles podem ter duas, três... cinco cores ou mais dependendo do desenho fazendo com que varie seu valor. Mas não existem apenas ladrilhos super coloridos, vocês também podem escolher as cores em uma cartela monocromática, onde você pode optar por vários tons de uma mesma cor.


Se não quiserem ele nas paredes ou em todo o piso, ele também tem a opção de ser aplicado em conjunto com um cimento queimado no piso, criando uma composição de mosaico ou tapete por exemplo.





Não é diferente do azulejo, e no mercado existem papéis de parede e adesivos (que também podem ser aplicados no piso) como forma de alternativa.
Agora se você gostou muito e não quer fazer reformas, ou ter "dor de cabeça", existem quadros de azulejos que são muito legais e custam cerca de R$ 35,00 cada um neste site da elo7.

Há também pessoas que encontram retalhos de tecidos com estampas que se parecem com azulejos ou não e com eles fazem quadros também!
E o melhor é que você mesmo pode fazê-los, mesmo que não tenha muita habilidade manual.




Quadros de tecidos


Quadros de tecidos alternados
O que não faltam são opções para deixar seu cantinho mais bonito e do seu jeito, basta querer e colocar em prática suas ideias; não deu de um jeito, vamos de outro e assim por diante!

Saiba mais:


Onde encontrar:

Casa do Porcelanato, Rua Caminho do Pilar nº 690 - Santo André/SP. (Próximo à Avenida Portugal).
Calu Fontes, Rua Luis Anhaia nº 91 - Vila Madalena - São Paulo/SP.

Web:

Nenhum comentário:

Postar um comentário