quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Suculentas

As suculentas têm sido muito apreciadas por quem quer um pouco de verde em casa e não possui tempo por decorrência da correria do dia a dia. Por essas plantas possuírem um fácil cultivo, elas são as queridinhas de muita gente por aí.


Imagem retirada da página "Reciclagem, Jardinagem e Decoração".

Por serem de regiões com clima árido, têm a necessidade de acumular água nas raízes, caules, folhas, e por isso tem um visual mais "gordinho", porque absorvem a água e armazenam nutrientes fazendo jus ao seu nome 'suculenta', além de protegê-las do clima quente e seco. 




O aspecto encerado das folhas ou uma camada bem densa de espinhos servem para fazer sombra no corpo da planta, mantendo a água por mais tempo, por isso não encharque a planta ou ela irá acabar apodrecendo.

Geralmente vejo muitos terrários e cachepôs com essas plantinhas, mas é preciso alguns cuidados com elas; os terrários de suculentas devem ser abertos, podem ser em recipientes de vidro, cerâmica, ou o que preferir.



"Geralmente basta um substrato bem drenado, no mínimo 4 horas diárias de sol e um bom regime de regas.
Para tê-las em casa por um bom tempo, basta seguir estas dicas:

Sua suculenta pode ser plantada tanto no vaso plástico como no de cerâmica, mas tenha sempre em mente que o plástico vai exigir um número menor de regas, pois ele não absorve a água como o de cerâmica, e consequentemente, permanece mais tempo molhado.
(...)
As regas devem ser cuidadosas, uma vez por semana no verão, de maneira abundante, e uma vez a cada quinze dias no inverno. Não use pulverizadores para não formar um ambiente úmido em torno das plantas. Essa é só uma sugestão - você descobre a medida - se perceber que suas plantas estão murchando, aumente gradativamente a quantidade de água, caso as folhas da base começarem a apodrecer, diminua". Jardineiro.net


A maneira de fazer seu terrário, plantá-las em um cachepô ou vaso é basicamente a mesma, como podem ver nas fotos ao lado com este pequeno passo a passo.

Nunca esqueça de deixar os vasinhos ao sol - a maior parte dessas plantinhas gosta dele - já que quando não tomam a quantidade de luz necessária, ficam com uma aparência descaracterizada, perdem sua cor ficando mais pálidas e apodrecem em sua base.

Sempre observe suas plantinhas e veja como é seu desenvolvimento, pesquisando as necessidades delas, mantendo-as bonitas e sadias, oferecendo toda sua beleza.

Há muitas formas e maneiras de aplicar elas à decoração de sua casa, e tenho certeza que com esse "post inspiração", o que não irá faltar são novas ideias para compor seu ambiente, dando o toque final com as plantinhas!

Formas, tipos e cores de vasos, cachepôs e outros recipientes que podem ser utilizados para plantar é o que não falta, é só encontrar um que combine com sua personalidade.


Podem ser colocadas em estantes, formando uma composição bacana com vasos do mesmo estilo,



ou até um diferente do outro, dando uma nova função à coisas antigas, como o bule da sua tia-avó que ninguém usa mais,




Reaproveitando latas que iam para o lixo, e até aquela sacola que sua mãe sempre acha que vai usar algum dia mas sempre esquece de levar ao mercado quando faz compras...


































Para quem não tem muito espaço por morar em apartamentos ou ter um quintal mais 'apertado', existe a possibilidade de pendurá-las de uma forma bonita e diferente das convencionais, fazendo o macramê, uma técnica de tecelagem manual com nós super simples, e que fica lindo!




Acredito que agora deu pra saber que mesmo que não tenha tempo para cuidar de plantas sempre tem alguma que se adéqua a sua rotina... além de que cuidar delas pode se tornar uma terapia alternativa;

"Especialistas afirmam que o encanto proporcionado pela contemplação de um belo jardim leva à mente a um estado meditativo. Assim, é possível diminuir os sentimentos negativos, alcançar momentos de tranquilidade e deixar que os pensamentos otimistas prevaleçam no dia a dia". Giuliana Flores




(Algumas imagens foram retiradas do Google e Pinterest).

Saiba mais:

Passo a passo Macramê | Cuidados com Suculentas | Como fazer seu terrário de suculentas

Nenhum comentário:

Postar um comentário