quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Os Pallets e alguns cuidados!

Com a "febre" dos blogs com uma linha 'DIY' que diz "do it yourself", aquele famoso 'Faça você mesmo', muita gente tomou gosto por criar uma reutilização de objetos que não teriam serventia e até iriam para o lixo no mais tardar; com um conceito de ecologicamente correto, trouxe às pessoas uma conscientização maior perante a sustentabilidade, surgindo assim uma nova modalidade: UPCYCLING.



O que é Upcycling?

"Upcycling é o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Utiliza materiais no fim de sua vida útil na mesma forma que ele está no lixo para dar uma nova utilidade. Ao contrário da reciclagem, que usa energia para destruir a forma e então transformar em algo novo.". Wikipedia

Ou seja, ele preserva a forma do objeto que estará recebendo uma nova função/utilidade, ao invés de destruí-lo para depois transformar como no processo da reciclagem.




Os pallets ou palete - como preferir - são utilizados para apoio de cargas e sua função em geral é viabilizar a otimização do transporte através do uso de empilhadeiras e prateleiras, obtendo algumas vantagens como por exemplo a rapidez na estocagem e movimentação das cargas, porém ao longo do tempo, tornam-se menos resistentes, sendo menos úteis para as empresas que acabam descartando-os ou vendendo-os a preços baixos
Posteriormente, eles foram sendo utilizados na decoração, por baixar o custo e para evitar o desmatamento. Existem pallets feitos com outros materiais como o plástico, e segundo diz o site Plamel:

"O pallet plástico é ecologicamente correto por ser 100% reciclado e também possui uma vida útil maior que os de madeira. Enquanto cinco pallets de madeira precisam de aproximadamente uma árvore para ser feito, os pallets plásticos retiram 135kg de resíduos plásticos do meio ambiente.
Pallets de madeira ainda são de grande impacto para a natureza, pois a matéria prima vem de desmatamento, o que necessita de um replantio logo após a derrubada da árvore. Além do descarte muitas vezes ser feito em locais inapropriados como em terrenos baldios, rios e rodovias.".


Mas quando paramos para pensar no seu descarte, infelizmente ainda há pessoas que jogam em lugares inadequados e quanto ao tempo de decomposição dos resíduos, o plástico demora mais de 100 anos para se decompor, a madeira aproximadamente 06 meses em média, já a madeira pintada são 14 anos.
Mas devemos ter cuidado ao adquirir um pallet usado por empresas, já que eles são quimicamente tratados, o que pode oferecer riscos à sua saúde, em contraponto outros são tratados termicamente, representando pouca ameaça ao seu bem-estar.

"Instruções




  1. 1
    Coloque as luvas. No caso do palete ser tratado, você não irá querer tocá-lo com as mãos.
  2. 2
    Encontre o carimbo no palete, que é geralmente pintado em tinta preta, muitas vezes com formato quadrado ou oval.
  3. 3
    Examine o código estampado no palete. Se ele conter as letras HT, então foi tratado termicamente e deve ser seguro para usar como quiser. No entanto, se o código incluir as letras MB, isso significa que ele foi fumigado com brometo de metila, não devendo ser utilizado em um lugar em que a pele poderá entrar em contato ou próximo de alimentos.
  4. Dicas & Advertências
    • Se for construir móveis com os paletes, certifique-se de lixá-los extensivamente, pois terão muitas farpas. Além disso, procure por pregos salientes, parafusos ou grampos que precisarão ser removidos ou substituídos.
    • Alguns paletes mais velhos, de antes de 2001, eram tratados com o veneno arsênio. Devido a isso, sempre opte por paletes mais recentes para evitar esse perigo.". eHow

Agora que entendemos um pouco mais sobre os cuidados que devemos ter com os pallets e ao adquiri-los, vamos a parte bonita da coisa!
Eles são muito utilizados para fazer mobiliário, como mesas, cadeiras, prateleiras, camas, dentre muitas outras possibilidades que nossa mente nos permite criar.

Apoio para Sofá
Cabeceira de Cama
Painel Vertical para TV
Apoio para Elementos de Decoração
Cama
Mesa de Centro

Quando utilizados para sofás ou camas o legal é brincar com colchas, lençóis, capas, fronhas e almofadas coloridas e/ou estampadas para trazer mais personalidade ao cômodo, e é de suma importância caso seja um colchão, que ele seja coberto por inteiro, ficando mais bonito esteticamente, já se for um futon, ele possui uma vasta opção, oferecendo várias cores e estampas que podem se adaptar a seu estilo.



Gostou mas ainda não sabe onde aplicá-lo de início? Você pode colocá-lo na cozinha, como um apoio, na garagem para pendurar suas ferramentas e as bicicletas dos seus filhos/sobrinhos/afilhados e até perto da piscina, quem sabe!?




Quando utilizados em áreas externas, devemos tratar a madeira para protegê-la da umidade e das intempéries, e assim como nos interiores das casas, existem várias possibilidades de layout em conjunto com outros elementos.






Podendo aplicá-los como painel para as plantas... para a elaboração de um espaço zen e até mesmo como um balanço super charmoso!
















Como eu sempre digo para vocês, o que não faltam são opções para deixar sua "home sweet home" com personalidade e seu toque especial. Nossas casas são os locais em que renovamos nossas energias com o descanso e devemos tratá-la com respeito, afinal elas são o espelho de nós mesmos.
  

(Imagens retiradas do Google e Pinterest).
Referências:

Palete | Upcycling | Como saber se um palete é tratado | Pallet plástico - ecologicamente correto | A questão da utilização: Plástico vs. Madeira | Móveis e Decoração de Pallet | Tempo de Decomposição dos Resíduos

Onde encontrar:

No mundo, ainda não parei para perguntar em algum mercado/empresa se eles poderiam me fornecer algum pallet. Mas na WEB existem vários sites que vendem estas belezinhas, tendo medidas e preços variados:
Meu Móvel de Madeira
Tadah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário